Olá meninos e meninas!
Hoje vamos falar sobre um evento de moda, que também teve um viés sociocultural muito importante em nossa cidade.
Reggae e Moda em Movimento
Idealizado por Célia Sampaio @cantoraceliasampaio
Produzido por Berê Oliveira @bereoliveiramoda
CPD MODA @cpdmoda @leon.penha @benjamimfbn @florsilva @josiettsantosmm
@manuelmougeot @flordeoutono @@carvalholuanne @ passos5322
Prof Cacau de Aquino @cacaudeaquino
Beleza Nafis Bezerra @nafisbezerra e Flávia Lindoso @flavialindosot
fotografias Luanne Carvalho
Casting de modelos Nafis Bezerra
Apoio @museudoreggae
Alessandra Vieira @alessandrakoni
Ademar Danilo @ademardanilo
São Luís do Maranhão é carinhosamente chamada de a Ilha do Amor, e possui o título de Patrimônio Histórico da Humanidade pelo seu belo acervo cultural e arquitetônico. O centro histórico da cidade, também conhecido como Reviver, é considerado o “coração” de todo esse patrimônio. E foi o local escolhido para a realização do evento “Reggae e Moda em Movimento”.
Turbantes
O evento teve como principal atração o desfile de modelos, com a divulgação da nova coleção de turbantes e bio jóias, da estilista Célia Sampaio. Célia é conhecida como a “Dama do Reggae”, uma cantora e compositora que já levou a música maranhense para além das fronteiras do país. Ela também destaca-se na área de design e produção de moda, incluindo a área de elementos africanos.
Segue um pouco da coleção:
CPD Moda
Nós tivemos a satisfação de participar da comissão organizadora do evento, integrando a equipe do CPD Moda.
O Curso de Produção e Desenho de Moda é de responsabilidade da prof. Berê Oliveira, designer e estilista com larga experiência na área, bem como na formação de profissionais para o mercado da moda.
O curso tem como uma das suas premissas a valorização de aulas práticas, através das quais, os alunos desde cedo tem contado com o mundo real da moda. Isso proporciona um aprendizado mais rápido, pois as experiências são formadas a partir de casos reais, em vez de apenas teorias em sala de aula.
Trajeto
O evento teve seu ponto de partida no Museu do Reggae. Este é considerado o primeiro museu temático fora da Jamaica, voltado para a preservação das memórias do ritmo jamaicano, muito apreciado pelo povo maranhense.
Em seguida o evento percorreu a rua principal do centro histórico, e fez sua parada na praça do Reggae, onde houve o desfile de modelos, encerrando com a apresentação da cantora Celia Sampaio.
Cultura Afro-Brasileira
O evento também está associado à valorização da raça negra e seus impactos no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. Dentre estes impactos, podemos destacar a nossa música, a dança, a moda, a religião e a gastronomia, que possuem grande influência da cultura negra. Eventos como esse contribuem para a divulgação e preservação da cultura afro-brasileira.
Bjs,
Jô