Olá Meninas e Meninos!
Hoje vamos falar sobre um reconhecimento internacional conferido ao Bumba Meu Boi do Maranhão, e que muito orgulhou os todos nós.
Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Recentemente o Bumba Meu Boi do Maranhão foi consagrado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
A celebração foi reconhecida com louvor e por unanimidade pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Bumba Meu Boi na Rua Portugal – Centro Histórico (Arte digital: EduNewton)
Do Maranhão para o Mundo
Isso mesmo, o Maranhão, terra de tantas lendas, tradições, poetas, belezas naturais e acervos arquitetônicos coloniais, agora vem mostrar ao mundo o Bumba Meu Boi, mais um tesouro cultural centenário.
O Bumba Meu Boi do Maranhão é considerado uma das principais manifestações folclóricas brasileiras. Em 2011 já havia ganho reconhecimento a nível nacional como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN. Agora, com o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, passou a ganhar visibilidade a nível internacional.
Bumba Meu Boi na Praça Gonçalves Dias (Arte digital: EduNewton)
Complexo Cultural
O Bumba Meu Boi do Maranhão é considerado um complexo cultural, porque reúne uma grande variedade de estilos, danças, ritmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas.
É uma tradição que se mantém desde o século XVIII, tendo a sua maior expressividade durante o período junino, que se estende durante os meses de junho e julho.
Bumba Meu Boi na Fonte do Ribeirão (Arte digital: EduNewton)
A dança do Bumba Meu Boi e sua lenda
A dança do Bumba Meu Boi do Maranhão é realizada a partir de uma performance dramática e musical, com características de sátira, comédia, tragédia e drama. É uma festa colorida e divertida que costuma encantar os olhos de quem a vê.
É baseada em uma lenda, na qual a escrava Catirina, grávida, falou ao marido Pai Francisco sobre o desejo de comer língua de um boi. Ele então atendeu ao pedido da esposa, matando o boi, mas depois foi preso a mando do dono da fazenda. Tempos depois, e com ajuda de curandeiros, o boi é ressuscitado. E finalmente o Pai Francisco é perdoado, dando motivo para as danças, cantos e alegria geral.
Personagens Cazumbás do Bumba Meu Boi (Arte digital: EduNewton)
Personagens e Instrumentos
Todo o cenário é rico em personagens, onde destacam-se, além dos protagonistas, também vaqueiros, índios, caboclos, burrinha, cazumbá, dentre outros.
O bumba meu boi do Maranhão possui vários sotaques ou formas de apresentação. Dentre estes, destacam-se: matraca, zabumba, orquestra, etc. Dependendo do sotaque, o bumba meu boi pode apresentar vários tipos de instrumentos, tais como: matraca, maracá, pandeirão, zabumba, tambor de fogo, apito, etc. No sotaque de orquestra, por exemplo, o acompanhamento é realizado principalmente por instrumentos de sopro, banjo e sanfona.
Índias do Bumba Meu Boi no Convento das Mercês (Arte digital: EduNewton)
Um título merecido
O título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade é conferido pela UNESCO para dar maior proteção, apoio e reconhecimento a expressões culturais e tradições preservados por comunidades em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras.
Além de dar mais visibilidade a nível internacional ao complexo cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão – o que significa maior atração turística -, o título também possibilita maior fortalecimento das ações relacionadas à sua preservação, divulgação, valorização e pesquisas. Foi um título merecido para uma festa de grande expressividade folclórica e cultural.
Bumba Meu Boi em Alcântara – MA (Arte digital: EduNewton)
Parabéns!
Deixamos aqui nossos parabéns aos envolvidos na obtenção deste reconhecimento, e também o agradecimento a todos que lutam pela preservação deste bem cultural tão valioso para o Brasil.
Bjos!
Josiett Santos