Olá meninos e meninas!
Hoje vamos falar de um assunto “fundamental” para quem presta serviços como, por exemplo, os profissionais da área do embelezamento. Trata-se da relação Ganha-Ganha.
Satisfação por ambas as partes
A relação ganha-ganha tem como princípio a satisfação de ambas as partes, sem que uma leve vantagem sobre a outra. Significa que há oportunidade para todos, e que o sucesso de uma pessoa não pode ser conquistado com o sacrifício ou exclusão da outra. Tem base na regra de ouro: “Fazer aos outros aquilo que gostaríamos que nos fizessem”.
Mas nem sempre é assim
Infelizmente há profissionais que priorizam mais o lucro do que a satisfação do cliente. A ganância pela maximização do ganho faz com que, muitas vezes acabem utilizando produtos mais baratos e de baixa qualidade.
Há ainda os que fazem seu serviço sem planejamento, e sem atenção ao cliente, com pressa para poder atender o máximo de clientes possível em um só dia. Esses são pecados capitais em qualquer área, pois um trabalho só pode ser considerado sucesso caso ambas as partes – executante e contratante – sintam-se satisfeitos com o resultado obtido.
Tratar bem não é favor; é obrigação
Ao tratarmos bem um cliente, não estamos fazendo mais do que nossa obrigação. Esse é um requisito básico a ser observado por qualquer profissional prestador de serviço. Portanto, lembre-se: um cliente pode até não se lembrar daqueles que o trataram bem, mas com certeza ele não vai se esquecer daqueles que o trataram mal – principalmente se o trabalho não sair como ele desejava.
Clientes satisfeitos voltam
Clientes satisfeitos voltam e ainda podem trazer novos clientes. E nesse caso ganha o cliente porque é atendido conforme as suas expectativas, e ao mesmo tempo também ganha o profissional porque, além de ter o seu trabalho cada vez mais reconhecido, também lucra R$$$ como recompensa do serviço realizado.
Logo, tratar bem o cliente é também uma opção “inteligente” e traz resultados lucrativos para ambas as partes.
A concorrência cresce diariamente
Diante da grande concorrência estabelecida, torna-se cada vez mais necessário às empresas desenvolver estratégias com objetivo de fidelizar os clientes, para evitar que estes corram para outros concorrentes.
O relacionamento ganha-ganha é uma das mais importantes medidas que podem ser praticadas visando a fidelização, pois além da percepção do ganho, isso gera também maior confiança, que é fundamental para qualquer relacionamento.
E atenção: o oposto também é verdadeiro. Aqueles que tentam “enrolar” os clientes, cedo ou tarde, acabam perdendo o cliente e o seu negócio.
As estatísticas não mentem
As estatísticas indicam que os custos para conquistar um novo cliente variam de 5 a 7 vezes mais do que os custos para manter um cliente já existente. Então, o esforço para manter um cliente é, além de tudo, um investimento que certamente poderá proporcionar aumento de vendas e economia de custos.
Afinal de contas …
Apesar da concorrência aumentar continuamente, o mercado sempre estará aberto para os bons profissionais, principalmente para aqueles que desempenham sua função com ética e dignidade.
(Trecho extraído do livro “Os Sete Hábitos dos Profissionais da Beleza Altamente Eficazes” – Josiett Santos)
Bjos,
Jô
<<< Voltar para a página inicial