Infância e Adolescência
William Dutra Santos nasceu em São Luis – MA, e é filho da manicure Teresa Dutra e do técnico de refrigeração José Ribamar Alves Santos. Na sua adolescência trabalhou como vendedor de picolé, vendedor de fitas, feirante e vendedor ambulante. Quando seus pais se separaram ele acompanhou a sua mãe morando na maior invasão da América Latina: a Cidade Olímpica.
Mãe
Início da Profissão
Por volta de 1997 Wiliam Santos fundou, juntamente com amigos do curso de jornalismo comunitário, o Jornal Popular Olímpico, que fazia reportagens do bairro. Ele também apresentava o Programa Conexão Jovem na Rádio Olímpica FM, tendo passado por outras rádios, como Juventude FM e Cidadania FM, e apresentou o telejornal Conversando com a Cidade, da Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Tadeu Palácio.
Ele fazia presença em várias reuniões de associações e instituições do bairro, até começar a trabalhar em projetos sociais como Jovem Multiplicador, Palestrante da BEMFAM (BR) e voluntário da Plan International (EUA).
O Primeiro Emprego
Seu primeiro emprego de carteira assinada foi em serviços gerais, na agência de publicidade AB Propaganda e Marketing de Alex Brasil, conseguido pela amiga da sua mãe, a jornalista, consulesa do Brasil em Roma, poetisa e imortal da Academia Maranhense de Letras Lucy Teixeira. Depois de três anos ele foi trabalhar como animador de plateia do Programa Algo Mais da TV Difusora – SBT, apresentado por Paulinha Lobão. E após oito meses foi contratado para trabalhar na Difusora F
Formação e Ocupação Atual
William Santos é formado e pós- graduado em Assessoria de Imprensa pela Faculdade São Luís. Atualmente ele escreve duas colunas sociais, na Revista Caras e Nomes e no Jornal O Debate. Ele também já apresentou o Programa Biografia da Deluxe TV junto com a jornalista Mônica Moreira Lima, e hoje apresenta o Programa TOP da TV Maranhense – BAND.
Wiliam trabalhou no departamento de marketing do Sistema de Difusora de Comunicação, afiliada do SBT, e faz assessoria de imprensa para algumas empresas do Maranhão. Já recebeu vários prêmios e certificados no colunismo social, em projetos de voluntariado e no teatro, além de todos os anos promover a premiação Carpe Diem na sociedade maranhense
Traços da Personalidade
William Santos traz consigo a marca da competência, irreverência e informação, caraterísticas pelas quais conquistou o respeito e a credibilidade dos telespectadores, leitores, admiradores e a sociedade maranhense em geral. A seguir reproduzimos um pequeno trecho de entrevista que o Blog Makes e Modas fez com ele:
M&M – Fale sobre seu(s) hobbie(s) e coisas que você admira e goste de fazer.
WS – Gosto de trabalhar, viajar, teatro, praia, fazer televisão, cinema e ficar com os amigos. Admiro demais as pessoas que sempre estão lutando por um país melhor.
M&M – Fale sobre o seu trabalho e seus planos para o futuro.
WS – Bom, o meu trabalho é maravilhoso. Amo fazer o que eu faço, pois faço com dignidade e honra. É cansativo, mais vale a pena. O meu futuro é poder ajudar mais as pessoas e dar assistência para a minha família, em especial à minha mãe. Eu me sinto sempre atencioso com o meu público; eles merecem todas as atenções, pois estão sempre nos prestigiando.
M&M – Fale sobre a conciliação da sua vida Pessoal e Profissional:
WS – A minha conciliação é muito intensa, pois tento não misturar a vida profissional com o pessoal. Mais você fica tanto exposto diante da sociedade que às vezes pode acabar dando uma vacilada; tento ser mais profissional. Um dia eu estava em Fortaleza, e quando saí do Hotel gritei com os amigos que ali ninguém me conhecia, mas hora passou um táxi na Avenida Beira Mar e um cara gritou o meu nome hehehehehe, fiquei pasmo (risos).
A seguir, Wiliam Santos responde de “bate-pronto”:
Uma Mania: Minha maior mania é roer as unhas quando estou nervoso.
Um Defeito: Falta de Pontualidade e ser muito imperativo.
Um Livro: Amo ler, mais o meu livro principal é a Bíblia.
Melhores Momentos: Meus melhores momentos são as premiações e certificados de reconhecimento do meu trabalho. Mas teve um que me emocionei: foi o Livro das Personalidades da Amazônia, que trás duas páginas contando a minha biografia.
Piores Momentos: É quando você acha que uma pessoa é seu amigo, mas descobre que não é (e que ela é pura falsidade e traição). É decepcionante ajudar uma pessoa e depois acontecer isso.
Uma Dica na Profissão: A dica que eu ofereço na minha profissão é ser persistente, carismático, humilde e ter pés nos chãos, pois não é fácil. É um trabalho que requer muita atenção e habilidades de competência e caráter.
Um recado: O recado que deixo é ser feliz sempre e não ligar para as pessoas negativas. Siga em frente com paz, amor e o principal: JESUS no coração.
Defina Felicidade: Felicidade é saber ter amigos verdadeiros na hora certa; é ajudar meu próximo e ver todos de bem com a vida.
Defina uma Pessoa Bonita: Uma pessoa bonita eu defino, sobretudo, aquela que tem caráter, humildade e dignidade. Essas características já fazem da pessoa a mais linda do mundo.
>> Voltar para Prata da Casa