VIDEO DE MAQUIAGEM PARA INICIANTES. FUNCIONA?

Algumas pessoas me perguntam se é “realmente” possível aprender através de um vídeo de maquiagem. Essa é, sem dúvida, uma boa pergunta, que interessa principalmente para que está iniciando nesse mundo maravilhoso do embelezamento e dos cosméticos.

Aprendizado x Competência

Para chegar a um aprendizado considerado ideal sobre algo é preciso adquirir competência. Um dos conceitos mais usados sobre competência envolve o ideograma CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude.

Traduzindo, na prática, para ser um maquiador competente é preciso ter Conhecimento (que surge principalmente da teoria), Habilidade (que surge principalmente da prática) e Atitude (decisão de como usar conhecimento e habilidade para ter bons resultados).

CHA- competencia habilidade e atitude

Video de Maquiagem: Teoria x Prática

O aprendizado em geral requer um lado teórico e um lado prático. Esses dois lados se completam: os dois juntos são “imbatíveis”!

Ou seja, um maquiador com um bom embasamento teórico terá mais condições, por exemplo, de se comunicar com seu cliente e, consequentemente, de realizar um bom trabalho. Ele também transmitirá mais confiança, principalmente para os novos clientes.

E quanto ao video de maquiagem, dá ou não dá para aprender?

Um vídeo de maquiagem é, com certeza, uma forma de adquirir com mais rapidez o conhecimento teórico à respeito do assunto. Afinal de contas, se “uma imagem vale por mil palavras”, “um vídeo vale por mil imagens!”.

Quem conhece a teoria pode absorver a prática com mais rapidez, e corre menos riscos de errar por falta de informações. Nesse caso, o vídeo de maquiagem é importante tanto para acelerar a aprendizagem, como para complementar os conhecimentos.

E além do mais, você pode ver um vídeo quantas vezes quiser, aprender no seu ritmo e no local de sua conveniência.

Mas, conforme falei antes, o aprendizado requer também o lado prático, sem o qual a competência não poderá ser alcançada.

Respondi à sua dúvida? Mas vem comigo que tenho algo mais a lhe dizer.

video maquiagem makes e modas

Somos Eternos Aprendizes

Tem um ditado muito legal que fala “Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão leigo que não tenha nada a ensinar” (Blaise Pascal).

Eu concordo com isso, principalmente porque nesse mundo globalizado as mudanças ocorrem de forma cada vez mais rápida e constante. Aqueles que não procuram se atualizar vão ficando para trás. Por isso, eu “amoadorooo” fazer cursos na minha área – incluindo os vídeos -, e procuro ficar sempre “antenada” às novidades.

Os vídeos também são importantes para a atualização do profissional, pois podem trazer novidades com maior rapidez, e que demorariam a chegar aos cursos presenciais.

Ou seja, as vídeo-aulas podem ser ÚTEIS PARA TODOS: experientes ou iniciantes!

CUIDADO com os “Piratovisks”!

pirata02

Quando eu falo em “video de maquiagem”, refiro-me aos BONS VÍDEOS. Isso mesmo, aqueles de boa procedência, elaborados e apresentados por profissionais competentes e dentro dos padrões de qualidade e didática esperados.

Mas, infelizmente, assim como existem BONS VIDEOS, existem também MAUS VIDEOS (e estes podem ser muito prejudiciais: perda de tempo, dinheiro e, nos caso mais graves, até riscos de danos à saúde).

Dicas de Bons Materiais

Dicas de cursos em video

Se você está interessada em bons materiais para o seu aprendizado na arte do embelezamento em geral, leia o post VOCÊ PODE. Neste eu indico vídeos de qualidade, que eu conheço e sei que podem realmente ser de grande ajuda no seu desenvolvimento.

 

Bons estudos.

Bjs!

Leia outros artigos:

Josiett Santos

About Josiett Santos

Consultora de Beleza, Maquiadora Profissional e Promotora de Eventos. Instrutora de cursos na área de Maquiagem e Beleza em geral. Autora do livro: “Os sete hábitos dos Profissionais de Beleza Altamente Eficazes”.