PELE SAUDÁVEL com Óleos essenciais: uma opção naturalmente eficaz

Olá meninas e meninos!

Hoje vamos falar mais um pouquinho sobe cuidados para uma “pele saudável”.

 

Fatores do dia a dia

Poluição, radiação solar, mudanças de temperatura… Esses são só alguns dos fatores que contribuem para que a nossa pele fique envelhecida, sem brilho e desidratada.

Entretanto, ter uma rotina de limpeza e cuidados pode ajudar (e muito!) para manter a pele saudável e linda o ano inteiro. Veja algumas dicas a seguir.

 

Hidratação é tudo

Todo mundo já está “cansado” de ouvir falar sobre a importância da hidratação para manter a pele saudável, mas nem sempre adotamos essa rotina. A hidratação ajuda a prevenir vários problemas como estrias, rugas, flacidez, manchas e o envelhecimento precoce, dentre outros.

Principalmente no inverno, investir em cremes hidratantes que tem óleos como sua base ajuda manter a saúde da pele.

 

Woman pouring oil from bottle onto palm

Uma opção naturalmente eficaz!

Cuidar da pele com um produto que não possui milhares de substâncias químicas é fundamental para uma pele saudável.

Por isso os óleos essenciais tem se tornado cada vez mais populares nos tratamentos de beleza, pois são substâncias concentradas extraídas de plantas aromáticas naturais. São também alternativas mais econômicas aos tratamentos tradicionais, e de eficácia comprovada desde a antiguidade.

 

pele saudável - makes e modas 01

 

Alguns exemplos de óleos essenciais são:

Óleo de Coco

Este é um dos óleos essenciais mais importantes. Com propriedades umectantes, pode ser usado como hidratante na prevenção do ressecamento e até mesmo para massagens. Também serve para outras áreas do corpo, como para hidratar o cabelo e até mesmo as cutículas.

Óleo de Sementes de Uvas

Esse é outro óleo essencial bastante efetivo para a pele saudável. É suave e facilmente absorvido. É rico em vitamina “E” e um antioxidante poderoso para prevenir os processos de envelhecimento e deterioração da pele.

Óleo de Aveia

É um excelente hidratante e possui propriedades anti-inflamatória. É adequado para todos os tipos de pele. Possui grande eficácia para pele seca e no tratamento de coceiras, acne, eczema, infecções da pele, entre outros. Além disso, ajuda a clarear áreas manchadas e melhora a textura da pele.

Óleo de Arroz

Este óleo é rico em vitamina “E” e contém cerca de quatro vezes a quantidade de ômega-6 e ômega-3 que outros óleos. É muito eficaz no combate ao envelhecimento da pele e, além disso, possui proteções solar e térmicas.

Óleo de Café (isso mesmo, café!)

Possui propriedades de retenção da umidade na pele, excelente penetração e aderência. Outro grande potencial é a foto proteção, pois é efetivo na absorção de radiação UV, potencializando a ação de foto-protetores. A cafeína, principal componente deste óleo, ajuda a combater rugas, celulite e gordura localizada, sendo um excelente estimulador de colágeno e elastina.

Óleo de Sândalo

É um produto poderoso no tratamento da acne, espinhas, cravos e manchas na pele. Possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e antissépticas, e também melhora a luminosidade do rosto. Além disso, também combate o envelhecimento e deixa a pele mais suave.

Óleo de Rícino

Este óleo é ótimo para a pele seca. Possui propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias. É também usado nos tratamentos de acne, coceira e infecções da pele.

 

 pele saudável - makes e modas 04

Sempre é bom lembrar

Gente, os óleos essenciais são realmente uma ótima opção para a pele saudável. Mas vale lembrar que são produtos altamente concentrados.

Portanto, é preciso ter cuidado ao usá-los; devemos prestar atenção nas dosagens recomendadas nas embalagens. Assim como os cremes, é ideal consultar um dermatologista para escolher o produto mais adequado ao seu tipo de pele.

Bjos!

Leia outros artigos:

Josiett Santos

About Josiett Santos

Consultora de Beleza, Maquiadora Profissional e Promotora de Eventos. Instrutora de cursos na área de Maquiagem e Beleza em geral. Autora do livro: “Os sete hábitos dos Profissionais de Beleza Altamente Eficazes”.