Os 10 Mandamentos de uma Boa Promoção

Olá meninos e meninas!

Neste post vamos falar sobre dicas básicas, porém “fundamentais” para o sucesso de uma promoção, que denominamos “ os 10 mandamentos de uma boa promoção ”. São eles:

 

1 – Previsão de Rentabiidade

A viabilidade de uma promoção está diretamente associada à sua rentabilidade, ou seja, com o retorno financeiro que será obtido com a sua realização. Obviamente pode haver outros fatores de influência, mas, sob um ponto de vista prático, não seria nada interessante promover algo que vai dar prejuízo.

 

2 – Motivação

Uma promoção deve ser motivadora, ou seja, deve ter uma atratividade suficiente para que o cliente possa se sentir “motivado” a participar. Para que isso ocorra, o cliente deve ter a percepção de que ele realmente vai obter alguma vantagem em termos da relevância da oferta.

 

3 – Facilidade de Compreensão

O objetivo de uma promoção deve ser de fácil entendimento. Isto é, deve ser claro o suficiente para que o cliente entenda com rapidez o que está sendo oferecido, quais as condições para ter direito a essa oferta.

 

4 – Alcançabilidade

A promoção deve oferecer algo que seja “alcançável” pelo cliente. Isso significa que o produto ou serviço (ou combinação de ambos) a ser oferecido não deve exigir um alto custo ou esforço demasiado para que o cliente possa participar e ser beneficiado.

 

5 – Divulgação

Existe um ditado que diz que “o que não é visto não é lembrado”. E no caso das promoções, isso tem tudo a ver com a sua divulgação, pois, a princípio, quanto mais pessoas souberem da promoção, maior será o nível de participação.

 

6 – Coerência

As promoções devem manter coerência entre a oferta, o percentual de desconto e os benefícios prometidos. Isso significa, por exemplo, que ofertas a um custo muito abaixo do praticado no mercado ou promessas de benefícios excessivamente altos, podem levar o cliente a duvidar sobre a real veracidade e qualidade do que está sendo oferecido.

 

7 – Honestidade e Legalidade

Infelizmente há profissionais que dão mais valor ao lucro do que à sua própria reputação. E, devido a isso, eles preferem “arriscar” sua dignidade fazendo promoções que envolvam, por exemplo, produtos vencidos, de baixa qualidade ou promoções que contenham “falsas promessas” (popularmente conhecidas como propagandas enganosas).

 

8 – Temporalidade

O estabelecimento que oferece promoções a toda hora, em geral é visto com desconfiança. E, na prática, quando isso acontece realmente há grandes chances de que algo possa estar errado, seja com a oferta, com o preço, com a qualidade do produto, etc.

 

9 – Inovação

Oferecer promoções que todo mundo faz, depois de algum tempo tende a ficar “manjado” e perder atratividade, principalmente se a concorrência já estiver com novas ofertas.

 

10 – Controle

Como sabemos, “o que não pode ser medido não pode ser gerenciado”. Ou seja, no planejamento de uma promoção é importante definir quais medidas serão usadas para medir o seu sucesso (ou não) e com que periodicidade estas serão apuradas.

 

Conclusão

Bom, galera, sobre “ os 10 mandamentos de uma boa promoção ”, é claro que, dependendo do caso, você pode sofisticar ainda mais. Mas com certeza os itens acima não podem faltar no seu planejamento.

Ah, antes que eu me esqueça! Mais detalhes sobre “ os 10 mandamentos de uma boa promoção ” podem ser encontrados no livro Os Sete Hábitos dos Profissionais da Beleza Altamente Eficazes (Como conseguir mais clientes e aumentar suas vendas)

Obs: Neste livro também consta um princípio “fundamental” a ser observado antes de pensarmos em qualquer promoção (que falaremos em um próximo post).

Bjos!