O uso da cerveja na área de cosméticos e tratamentos estéticos

Gente,

Hoje vamos falar de um assunto um tanto “inusitado”, porém uma novidade que vem fazendo sucesso na área do embelezamento: o uso da cerveja na área de cosméticos e tratamentos estéticos.

 

Curiosidades sobre a Cerveja

Para quem não sabia, a cerveja é considerada a terceira bebida mais popular do mundo (só perde para a água e para o chá). Tem ao seu favor – “desde que consumida moderadamente” – benefícios tais como prevenção de doenças cardíacas, colesterol, pressão arterial e até infartos e derrames!. Além disso, recentemente os cientistas descobriram uma nova utilização para esta bebida tão apreciada.

Pois bem, depois de fazer sucesso como ingrediente na preparação de sorvetes, bombons e até ovos de Páscoa, o uso da cerveja na área de cosméticos e tratamentos estéticos é uma novidade que vem tendo bastante aceitação pelo público em geral.

uso da cerveja em cosméticos e estética 01

Produtos mais fabricados

A cerveja tem sido usada na fabricação de vários produtos, principalmente em xampus, condicionadores e loções hidratantes.  Contudo, existem ainda outros produtos lançados recentemente, tais como perfumes (masculinos e femininos) e até gloss sabor cerveja!

A aposta nessa linha de produtos não parte apenas de empresas do ramo dos cosméticos, mas também de algumas cervejarias. Ou seja, há vários interessados investindo nessa tendência, tais como: Blue Marble Energy, Sweet Anthem’s, Payot, Carlsberg e Heineken, dentre outras.

O uso em larga escala industrial ainda está no início. Mas em termos de pequenos produtores artesanais a prática é comum, principalmente na Europa.

beergloss - uso da cerveja em cosméticos e estética

Efeitos nos cabelos

Nos cabelos, a cerveja tem ação restauradora sobre os fios danificados, diminui o frizz e acrescenta brilho e volume. Isso ocorre devido às propriedades contidas no lúpulo, cevadas e leveduras, ricos em vitaminas (principalmente as do complexo B) e sais minerais, que também são eficazes na cicatrização, regeneração e hidratação da pele.

Existem até pessoas que “juram” que a cerveja diretamente aplicada sobre os cabelos os deixam mais hidratados e brilhantes – técnica essa que não parece muito prática (até porque o “cheiro” resultante não deve ser muito bom …).

uso da cerveja em cosméticos e estética - cabelos

Peeling de cerveja

O “peeling de cerveja” também é uma atração que vem fazendo sucesso nos consultórios dermatológicos. Normalmente é aplicado cerca de 10 minutos após o laser, e potencializa a sua ação, garantindo resultados mais rápidos.

O produto utiliza as propriedades antioxidantes do lúpulo para combate e prevenção de manchas como sardas, melasmas e hiperpigmentações. Por isso mesmo tem se mostrado eficiente no tratamento sobre o clareamento da pele.

uso da cerveja em cosméticos e estética 03

Eficácia ou Modismo?

Alguns especialistas consideram o uso da cerveja na área de cosméticos e tratamentos estéticos um “modismo” passageiro, alegando que existem ativos com maior poder de penetração e, portanto, seriam mais eficazes.

Outros garantem que esta é mais uma opção de tratamento que, desde que adequadamente utilizada, pode trazer benefícios bastante satisfatórios.

produtos - uso da cerveja em cosméticos e estética

Ligado nas novidades

Bom, gente, que a cerveja tem inúmeros benefícios ninguém duvida.

Mas tendo em vista que uso da cerveja na área de cosméticos e tratamentos estéticos ainda é novidade, e que ainda há divergências entre os especialistas entre a intensidade dos benefícios, convém ficar ligado nas novidades e seus resultados.

Bjs!

Leia outros artigos:

Josiett Santos

About Josiett Santos

Consultora de Beleza, Maquiadora Profissional e Promotora de Eventos. Instrutora de cursos na área de Maquiagem e Beleza em geral. Autora do livro: “Os sete hábitos dos Profissionais de Beleza Altamente Eficazes”.