“Maravilhas” das Técnicas do Visagismo na Maquiagem

Olá, Meninas e Meninos!

No post passado falamos sobre o visagismo, um conjunto de técnicas – muitas das quais “maravilhosas” – onde é possível explorar e harmonizar características peculiares nas pessoas, para a produção de um “look” diferenciado e de qualidade.

Recentemente algumas pessoas me pediram exemplos de técnicas do visagismo na maquiagem. Vamos lá!

 

Efeitos de iluminação facial

As técnicas do visagismo na maquiagem levam em conta a aplicação de efeitos derivados do uso do jogo de luz, sombras e cores, de acordo com cada tipo e cor de pele, com vistas a deixar o rosto mais harmonioso, garantindo a proporcionalidade, escondendo imperfeições e realçando os traços mais atraentes.

A figura abaixo mostra um exemplo de uso de iluminador para afinar o rosto e destaca o olhar

tecnicas do visagismo - luz e sombra

 

 

Dentre os recursos relacionados à produção de luz e sombra encontram-se, por exemplo, os corretivos e as bases. Devem ser usados cada um pelo menos em dois tons diferentes: um claro e outro escuro.

Isso possibilita criar efeitos de maior ou menor luminosidade (luz e sombra).   Outros recursos como lápis, batom, pó bronzeador, etc. também podem ser usados para correção ou realce.

A seguir mostramos alguns casos práticos de técnicas de visagismo na maquiagem:

 

Para afinamento do nariz

Deve-se aplicar um corretivo ou base mais escuros nas laterais do nariz e outro mais claro ou até mesmo um iluminador na parte de cima, indo do meio das sobrancelhas até a ponta.

O uso da sombra deve produzir um degradê bem balanceado, pois do contrário o efeito poderá ser “desastroso”! A foto a seguir mostra um caso bem sucedido de afinamento de nariz.

tecnicas do visagismo - afinamento do nariz

 

Na correção de olhos

Para amenizar os efeitos de pele flácida abaixo da sobrancelha, decorrentes da idade, faz-se um degradê de sombras que ultrapassa a área da pálpebra, preenchendo até um pouco acima do côncavo. Para aumentar ou realçar os olhos, utilizam-se cores mais claras no canto interno e no meio do olho e uma cor mais escura só no canto externo.

Dependendo do caso, o realce dos olhos pode demandar uma combinação de técnicas complementares, tais como cílios postiços, correções na sobrancelha, etc. A foto a seguir mostra um caso bem sucedido de técnicas do visagismo na maquiagem para realce dos olhos.

tecnicas do visagismo - tamanho olho

 

 

Em correções de nariz torto

Deve-se iluminar a base do nariz. Se o nariz for mais vira­do para a direita, iluminar a ponta e a lateral esquerda e esfumar em linha reta, seguindo o osso do nariz com pó bronzeador. Fazer o inverso, se o nariz for virado para a esquerda.

 

Para aumentar a boca

Deve-se desenhar o contorno da boca com lápis labial e depois passar batom (sempre com cores claras para dar a ilusão de ser maior).

Em seguida deve-se aplicar gloss transparente só no centro da boca, para criar um “bico”, que dará a impressão de aumentar ainda mais a boca.

 

Conclusão

Gente, conforme falamos no início do post, esses são apenas alguns exemplos rápidos  (não é um passo a passo).

Cada vez mais surgem métodos e técnicas do visagismo na maquiagem, muitas dos quais demandam a aplicação de profissionais experientes no assunto para um resultado de qualidade.

 

Aprendendo a “andar” antes de “correr”

Nunca é demais lembrar que antes de se aventurar em técnicas mais requintadas de visagismo, é preciso aprender (muito bem aprendido) o básico da maquiagem.

Se você estiver interessada em cursos mais básicos, porém “muito bons”, recomendamos visitar este link. São indicados tanto para iniciantes como para quem já tem alguma prática e quer fazer uma reciclagem.

Convém lembrar também que o sucesso do profissional da beleza requer também técnicas complementares relacionadas ao atendimento dos clientes e sobre vendas. Para mais detalhes recomendamos visitar este link.

Bjs!

Leia outros artigos:

Josiett Santos

About Josiett Santos

Consultora de Beleza, Maquiadora Profissional e Promotora de Eventos. Instrutora de cursos na área de Maquiagem e Beleza em geral. Autora do livro: “Os sete hábitos dos Profissionais de Beleza Altamente Eficazes”.