Maquiagem para Pele Madura

Olá meninas e meninos!

Maquiagem pesada é um bilhete “só de ida”, principalmente para uma pele madura. A escolha  dos produtos a serem usados (e como usá-los) é fundamental, pois a pele madura requer ainda mais empenho e cuidados.

Recentemente fui convidada a dar uma palestra sobre Maquiagem em Pele Madura na SLZ BEAUTY (feira de beleza e estética). E pude constatar a carência de informações sobre o tema.

Como é um assunto que eu amoooooooo, e que é de sumo interesse pessoal (rsrsrs), vamos falar muito dele por aqui.

.

Ao contrário do que muitos pensam …

Antes de tudo, é preciso deixar claro que estar na fase madura não significa abrir mão da sua vaidade.

Pelo contrário, a experiência adquirida com o tempo pode ser uma “grande aliada” para ajudá-la a entender melhor o processo e lançar mão de alternativas (e dicas) que possam realçar a sua beleza, tornando-a ainda mais atraente.

E algumas destas “dicas” veremos aqui neste artigo.

 

Mudanças com o tempo

Com o passar dos anos, a pele sofre alterações, e precisa de cuidados especiais. Os processos naturais de renovação da pele desaceleram. Devido a isso, surgem mudanças como perda de volume, diminuição do colágeno (responsável pela firmeza da pele) e diminuição da elastina (responsável pela elasticidade da pele).

Como resultado dessas alterações, sintomas como flacidez, ressecamento, rugas, perda de definição do contorno, dentre outros, começam a aparecer com mais frequência.

Além da idade, outros fatores também são prejudiciais, como: alterações hormonais, herança genética, menopausa, alimentação inadequada, e outros relacionados a maus hábitos (fumo, bebida, sol em excesso, stress, falta de repouso, falta de ingestão e água, etc.)

 

Mitos e Crenças

Na busca pela “eterna juventude”, algumas mulheres acabam recorrendo a “fórmulas mágicas”, para tentar driblar o tempo e manter uma aparência mais jovem.

Uma das crenças mais comuns é abusar da maquiagem para tentar cobrir as marcas de expressão da idade. Mas, curiosamente, isso pode ser um complicador, pois o excesso de maquiagem dificulta a respiração da derme, acelerando os sintomas do tempo.

 

O que fazer?

Sabemos que, com o avanço da tecnologia, há inúmeras opções de tratamentos dermatológicos.  Para rugas, por exemplo, usa-se toxina butolínica; para flacidez, usa-se radiofrequência ou laser fracionado, e assim por diante…

Mas nem sempre é possível recorrer a essas alternativas. Por isso, nosso foco, neste artigo, é a “MAQUIAGEM nossa de cada dia”!

E uma das melhores maneiras de nos maquiarmos para enfrentar o passar dos anos é justamente não pecar no excesso. Devemos aprender a usar produtos mais adequados e corretamente, equilibrando as necessidades do seu rosto com o melhor que cada um pode oferecer.

E assim, a maquiagem poderá ser sua “amiga eterna”, e deixar você ainda mais linda, independente da sua idade! Mãos à obra!

 

PELE MADURA 2

 

Regra de Ouro: Limpar, Tonificar e Hidratar

Como diz o ditado, “não se deve fazer bolo em forma suja”. Logo, nenhum profissional, por melhor e mais dedicado que seja, será capaz de realizar um bom trabalho em uma pele sem uma pré-preparação.

Limpar, Tonificar e Hidratar é uma “regra de ouro”, independentemente de qualquer idade, fundamental para a saúde da pele. Estes passos devem vir antes da maquiagem, para que esta possa alcançar níveis sustentáveis, dando uma aparência mais natural na sua pele com resultados esteticamente satisfatórios.

 

Limpeza

Deve ser feita diariamente pelo menos duas vezes por dia com produtos específicos para seu tipo de pele (mista, seca, oleosa, normal). Dê preferência aos que contenham agentes ativos contra o envelhecimento.

Devem ser usados produtos de acordo com o seu tipo de pele. Por exemplo, para peles secas evite produtos com álcool na sua composição; enquanto peles oleosas devem evitar produtos cremosos.

E não se esqueça de retirar a maquiagem antes de dormir. Dormir com maquiagem causa obstrução nos poros e prejudica a respiração da pele, desidratando-a ainda mais. Isso pode, com o tempo, acelerar as marcas da idade, e até causar alergias e inflamações nos olhos.

É importante retirar a maquiagem do seu rosto com um creme de limpeza hidratante e depois aplicar um tônico para garantir a ausência de impurezas e resíduos.

 

Tonificação

A respiração da pele ocorre pelos poros. Quando eles entopem propiciam o aparecimento de espinhas, cravos, aumentam a oleosidade, além de deixar a pele com um aspecto cansado e sem brilho.

E é aí que entra em ação o tônico; para fazer uma limpeza mais profunda nos poros, eliminando impurezas que o sabonete não consegue remover. A utilização de loção tônica ou adstringente (conforme o caso) ajuda tanto a remover resíduos que tenham ficado na pele, como também a fechar os poros, eliminar toxinas, melhorar a circulação e o pH da pele.

E, novamente, devemos atentar para o produto de acordo com o nosso tipo de pele. Por exemplo, há tônicos para peles normais e secas, enquanto os adstringentes são indicados para peles oleosas.

 

Hidratação

Um dos sintomas mais presentes na pele madura é o seu ressecamento. Por isso, a hidratação de forma correta é fundamental. Como já falamos antes, devemos usar produtos de acordo com o tipo da pele, mas os cuidados com a hidratação vão além disso.

É importante investir em um bom creme hidratante e, mais ainda, observar os ingredientes deste creme. Devemos preferir bálsamos ricos em vitamina E com hidratação profunda 24 horas por dia. Esse deve ser usado duas horas por dia, com o rosto devidamente limpo.

Além dos cremes, beber água também é uma boa opção. Os especialistas aconselham cerca de 2 litros por dia. Em complemento, sucos também podem ser ingeridos como fonte de hidratação.

A alimentação também cumpre um papel importante na hidratação. Produtos como azeite de oliva, cenoura, frutos cítricos, peixe, tomate, chá verde, dentre outros, são sempre uma boa opção.

Em relação aos cosméticos, dê preferência aos hidratantes. Devemos usar desde pós compactos até produtos de limpeza que, além da sua função principal, também ofereçam o benefício da hidratação.

Outro recurso benéfico são as máscaras hidratantes, seja na versão comercial ou na versão caseira. Produtos naturais como, por exemplo, o Aloe Vera (ou babosa) possuem propriedades umectantes que não apenas ajudam a hidratar a pele madura, como também proporcionam a regeneração e dão tom suave e brilhante.

E atenção: Ao contrário do que muita gente pensa, peles oleosas também precisam de hidratação. E existem vários hidratantes específicos para esse tipo de pele no mercado.

 

Vamos às Dicas de Maquiagem …

 

Hidratante

Para começar, depois da pele bem limpa, vamos aplicar um hidratante com efeito lifting. Para quem  não sabe, o efeito lifting é aquele que dá uma “esticada” na pele, diminuindo as rugas e marcas de expressão.

Existem produtos que contém princípios ativos capazes de promover o rejuvenescimento facial instantâneo, com substâncias tensoras que atenuam marcas de expressão por promoverem efeito lifting imediato, melhorando assim o aspecto da pele.

Use também hidratantes com partículas iluminadoras, pois elas criam a ilusão de uma pele jovem e brilhante.

 

makesemodaspelemadura04

 

Primer

O primer é um produto pré-base que funciona minimizando linhas finas e poros abertos. Ele é o melhor amigo da pele madura. Tem como função, fazer a maquiagem durar mais tempo. Seu uso não é obrigatório, e as vezes não necessário, pois “cada caso é um caso”. Mas um bom primer pode, sim, fazer a diferença.

Aplique o primer com as mãos em todo o rosto em movimentos ascendentes, dando ênfase às partes marcadas na figura abaixo.

pelemaduramakesemodas5

 

Base

Como o próprio nome já diz, a base é “a base de tudo”. Não é à toa que os ingleses a chamam de “foundation” (literalmente falando: fundação).

Por esse motivo, a escolha da base é outro ponto fundamental para o sucesso na preparação de uma boa pele. Ela tem de ser leve e hidratante  Mulheres com pele madura devem optar por bases líquidas. Logo, outros produtos como os produtos em pó,  nem pensar! Eles tendem a acumular nas linhas finas e marcá-las ainda mais.

Aplique a base com pincel de fibras naturais, em pequenas quantidades por todo o rosto (para que não haja acumulo de produto).

 

img_18640_ins_86853_600

Truque: Depois de aplicar a base , pressione uma esponja (tipo queijinho) úmida  em áreas onde você tem rugas mais evidentes, para absorver qualquer excesso.

 

Pó facial

O pó facial  serve para dar acabamento à base. Porém, esta é a etapa mais “delicada” da maquiagem para pele madura. Isso mesmo, o  pó poderá ser um grande “inimigo” se for mal utiilzado. Ele deve ser aplicado solto em pequenas quantidades; de outra forma  as consequências serão uma pele ainda mais envelhecida .

Atenção: evite completamente  a região ao redor dos olhos, onde esse produto costuma acumular com grande e facilidade.

Aplique o pó na região T com pincel de fibras naturais grande. Quando maior o pincel, menor a chance de acumulo de produto.

Dica: Peles secas podem perfeitamente dispensar essa etapa.

 

Maquiagem_para_Pele_Madura_1

 

Sobrancelhas

Todo cuidado com elas, afinal de contas, elas são uma peça fundamental na harmonia do rosto. As sobrancelhas quando muito escuras dão uma aparência mais envelhecida e deixam seu olhar pesado. Por isso, a cor das sobrancelhas deve se aproximar ao máximo do tom dos seus cabelos.

Aplique a sobra nas sobrancelhas com um pincel de fibra sintética chanfrado.

8dbc9ab42971e2b576f79174cb922332

 

Olhos

Os olhos são as janelas da alma,então vamos a eles.

Aplique um primer para pálpebras, espalhando com um pincel pequeno de cerdas sintéticas

Espalhe uma sombra clara que se aproxime ao máximo ao seu tom de pele. Ela deve ser opaca, por toda a pálpebra móvel. Aplique-a também abaixo da sobrancelha.

Marque o  canto externo dos olho usando uma sombra escura. (tons de  marrom ou o cinza causam um belíssimo efeito). Essa marcação criará um leve degrade para a próxima sombra.

Esfume até o côncavo. Com um pincel  pequeno de precisão, aplique a sombra preta  próxima à raiz dos cílios subindo em direção a sobrancelha até chegar ao côncavo  Não deixe passar para além disso.

Faça o acabamento com um pincel de esfumar (com movimentos de vai e vem entre as pálpebras móveis e fixas.

Agora, passe um lápis preto sobre a linha d’água e esfume.

Aplique várias camadas de  máscara para cílios. Quanto mais volume melhor.

 

pelemaduramakesemodas1

 

Com a idade os cílios ficam mais curtos e escassos. Por isso, vale apostar em pincéis ou curvex para conseguir um aspecto mais impactante.

Cílios postiços também são uma boa aposta. Aplique-os respeitando o formato dos seus olhos, eles tão um “up” todo especial ao make.

1-1

 

Blush

Dê referencia ao blush liquido. Se não tiver, pode aplicar o cremoso com uma gota de hidratante apenas na maçã do rosto de forma delicada para um efeito natural. Blush marcado deixa a expressão mais envelhecida e “pesada”.

Prefira tons  como os tons de pêssego, terrosos avermelhados  e rosados. Sem   brilho. Dica:Tudo que adiciona brilho e cintilância em pele madura também envelhece.

 

pelemaduramakesemodas

 

Batom

Na juventude os lábios são mais cheios. Mas com o tempo há redução de colágeno e eles perdem volume. Logo, usar o batom de forma a dar um efeito mais “cheio” aos lábios é fundamental para uma aparência mais jovem.

Dê preferência aos tons mais claros. Como já disse antes, tudo que clareia aumenta (realça), e tudo que escurece diminuí (esconde). Logo, evite os batons escuros, pois eles afinam ainda mais os lábios e endurecem a expressão. Prefira os rosa neutro; um grande aliado é o bom e fiel “cor de boca”.

Antes de aplicar o batom contorne todo os  lábios com um lápis de boca ou pincel de precisão com  a mesma cor do batom; só então aplique o batom. Isso  vai ajudar a manter o batom no lugar por mas tempo evitando que escorra .

Acrescente um pouco de batom acetinado no centro dos lábios  com a ponta do dedo anelar ,para dá  mais  volume aos lábios.

 

makesemodas

 

Iluminador

Uma pele iluminada é tudo: fica  muito mais bela e jovem. Então não esqueça de se iluminar. Invista em  bom iluminador líquido.

Aplique-o em forma de C ao redor dos olhos, e nas laterais  da boca, e ao lado do nariz (famoso bigode chinês).

 

makesemodaspele

 

Exemplos de makes rejuvenescedores em pele madura.

maquiagem-mulheres-maduras Mature_Site_Pic Mature_Site_pic2

 

E, por último, lembre-se que na maquiagem em pele madura o “menos-é-mais” sempre.  Por exemplo, cobrir demais o rosto com corretivo ou base espessa vai resultar num efeito contrário e você poderá parecer mais velha.

Logo, “quanto mais pele você puder ver, melhor”, diz a especialista Sandy Linter, autora do livro The Makeup Wakeup: Revitalising Your Look At Any Age (em tradução livre: O Despertar da Maquiagem: Revitalizando seu Look em Qualquer Idade ).

Bom, queridos(as), por enquanto é só.

Espero que tenham gostado.

Bjos!

Obs: Comentários sobre este artigo podem ser enviados diretamente para josiettsantos@bol.com.br

 

 

 

 

Leia outros artigos:

Josiett Santos

About Josiett Santos

Consultora de Beleza, Maquiadora Profissional e Promotora de Eventos. Instrutora de cursos na área de Maquiagem e Beleza em geral. Autora do livro: “Os sete hábitos dos Profissionais de Beleza Altamente Eficazes”.