LAVOISIER SOUZA: O MAQUIADOR PROFISSIONAL QUERIDINHO DAS ESTRELAS

Lavoisier maquiador

De garçom a beauty artist, no início ele jamais imaginou que chegaria a uma posição tão glamorosa e reconhecida de maquiador profissional.

Como tudo começou…

Ele iniciou a faculdade de moda aos 22 anos, no Rio de Janeiro, e trabalhava como garçom. Insatisfeito com o avental que usava, começou a reparar que “os garçons do Rio não tinham um uniforme apresentável”, e colocou a mão na massa.

Foi quando recebeu um convite para ajudar um maquiador profissional brasileiro que morava em Paris, e veio ao Brasil para fazer um editorial para uma revista francesa. Logo, conversou com uma amiga para pedir algumas maquiagens emprestadas. “Só que essas maquiagens eram bem baratinhas e levei em uma maletinha de pescar; nunca vou me esquecer”, conta. Surpreso com o material do maquiador, repleto de Chanel e Yves Saint Laurent, ele relembra: “ele olhou para aquela maletinha e falou, ‘pode guardar sua maleta e pode usar as minhas coisas’”.

O que aconteceu depois?

A TOP Magazine conversou com Lavoisier e conta a continuação desta história, bem como quais as dicas do beauty artist uma beleza impecável.

TOP – Seu início de carreira foi totalmente inesperado, não é?

Lavoisier Souza – Não esperava isso e demorou mais ou menos um ano para as pessoas me chamarem para fazer trabalhos como maquiador profissional. Comecei a criar arte em cima da maquiagem e percebi que tinha um dom muito forte. Era uma matemática muito fácil olhar para o cabelo de um editorial e fazer em uma modelo.

Conheci o fotógrafo Eduardo Resende no início da carreira, quando começamos a fazer editoriais com um conceito equivalente às revistas gringas. Foi quando o Juliano [Pessoa] e o Zuel [Ferreira], uma dupla de stylists, começaram a reparar no meu trabalho no Rio. E foram eles que deram um start na minha carreira aqui em São Paulo, porque eu comecei a fazer vários editoriais com eles.

 

TOP – Já aconteceu de você não concordar com um briefing?

Lavoisier Souza – Nunca aconteceu, porque nós somos uma equipe. Eu, o fotógrafo, o stylist e a pessoa que tá sendo maquiada. Então, acho que todos nós chegamos a uma conclusão juntos. Quando existem discordâncias, nós sempre buscamos um consenso. Penso que às vezes um conceito pode trazer uma solução inovadora que atenda todas as partes.

 

TOP – O que pode definitivamente arruinar um penteado? E uma maquiagem?

Você quase conversa com o cabelo. Colocar muito laquê num cabelo que você sabe que não precisa de spray, por exemplo. Aí, fica aquele penteado de aniversário de 15 anos. Primeiro tem que cuidar bem do cabelo, ser tratado, hidratado, com um bom corte. Com um cabelo cuidado, qualquer maquiagem que você colocar, fica lindo. E com o cabelo desconstruído, às vezes a maquiagem é que dá o acabamento. É o cartão de visita do maquiador profissional. Na maquiagem, a dica é não ir com muita fome. É sempre tudo muito leve, muito light. Menos é mais.

 

TOP – Em 2011, você ganhou o Prêmio Quem de Melhor Profissional da Beleza. O que é essencial para chegar a um reconhecimento como esse?

Quando vi que fui indicado entre os cinco melhores maquiadores do Brasil, fiquei em estado de choque. Não acreditava, porque ali tinham profissionais que admiro até hoje. As pessoas observaram ao longo do tempo a forma como eu trabalho, o profissionalismo, a dedicação, a renovação, a postura. Acho que é isso, dedicação e estar concentrado, não focar no trabalho alheio, fazer o seu melhor, olhar para frente.

PRÊMIO QUEM 2011: Lavoisier Souza ganha prêmio de melhor profissional de beleza

 

TOP – Qual é o trabalho que você considera o mais importante da carreira?

São vários. Uma conquista que vai ficar gravada pelo resto da vida, é que sou o maquiador profissional oficial da Eudora, e foi feita uma seleção muito acirrada com vários maquiadores no Brasil. Já estou entrando no segundo ano de contrato com eles. Acho que outro trabalho é uma capa da Rolling Stones, com o Caetano Veloso. Amo essa capa, foi muito marcante.

lavozier Maquiador profissional Eudora

TOP – Qual mulher representa a beleza brasileira?

Caramba! Se eu falar uma as outras vão ficar com ciúmes (risos). Pode ser uma modelo? A Adriana Lima. Nunca a maquiei, mas acho ela linda.

TOP – Já que falamos de Brasil, qual característica você acha que se destaca na beleza brasileira?

A pele. O Brasil tem a mistura de tons de pele incrível. É um tom meio alaranjado. Mesmo ela sendo branca, tem um tom alaranjado no fundo.A pele da mulher brasileira é surreal.

TOP – E qual é a referência masculina de beleza brasileira?

O Reynaldo Gianecchini. Ele tem uma beleza que é dele. Trabalho muito com ele e falo sempre “Giani, seu sorriso é uma coisa impressionante”. É iluminador; ele é um homem bem bonito.

TOP – O que você acha dessa onda de blogueiras? Elas são originais em relação aos penteados e makes?

Amo as blogueiras. Amo! Tive a oportunidade de viajar com uma delas, que é a Thássia [Naves]. Ela foi cobrir uma campanha da Mob na Tailândia e tive a experiência de acompanhar um pouco como é a vida de uma blogger. É uma curiosidade, saber do novo, de compartilhar o que está acontecendo. Tem as de maquiagem, como a Camila Coutinho, a Julia Petit que começou como blogueira também. Espero que essa onda nunca passe.

TOP – Qual celebridade você acha que sempre acerta? E uma que comete muitas falhas?

As que sempre acertam são as que sempre trabalham comigo (risos). A celebridade é tem que se preocupar com a imagem porque ela está li vendendo desejo. Vi uma entrevista do Serginho Groisman com a Hebe e ele falou “Hebe, você está sempre bem vestida.

Peguei o mesmo voo que você para vir de Portugal para cá e aí olhei, e parecia que você tinha acabado de sair do cabeleireiro, toda maquiada”. E ela falou assim “Serginho, para mim é um respeito que eu devo ter com o público por me fazer a pessoa que eu sou.” É um respeito mesmo. A pessoa é uma celebridade porque o público elegeu.


TOP –
Três dicas para quem quer estar sempre com a beleza impecável.

  • Primeiro, procure um dermatologista. Faço tratamento há três anos com o Hamilton Macedo, com quem entrego minha pele de olhos fechados. Além disso, faço tratamento ortomolecular, junto com ele. Faz a diferença.
  • A segunda dica é ter um nécessaire sempre na bolsa com o corretivo, blush, um hidratante, um hidratante labial, uma máscara e um batom nude. Você nunca vai falhar.
  • A última dica é ficar antenada no que está acontecendo na área de cosméticos, porque é um mercado que se renova quase mensalmente, e tentar se arriscar. A mulher tem que reconhecer que a maquiagem foi feita para ela, para que tenha o poder de se transformar cada dia em uma mulher diferente. Perca o medo e tente. Funciona.

 Outras Divas que amam esse maquiador

Giovanna Ewbank

GIOVANNA EWBANK e Lavosier
Maria Casadevall,maquiadoe,lavosier

Bruna Marquezine

Bruna Maerquizine e Lavoisier

Angelica

Lavoisier-Angelica

Giovanna Antonelli

GiovannaAntonelli

 

Deborah Secco

Deborah Secco

 

Flàvia Alessandra

flavia Alessandra e lavoisier

Paolla Oliveira

Lavoisier-Paola Oliveira

E muitas outras,famosas lindas e maravilhosas, estou muito feliz por ele ser o maquiador profissional  Oficial da Eudora (marca pela qual estou apaixonada)

 

 

Leia outros artigos:

Josiett Santos

About Josiett Santos

Consultora de Beleza, Maquiadora Profissional e Promotora de Eventos. Instrutora de cursos na área de Maquiagem e Beleza em geral. Autora do livro: “Os sete hábitos dos Profissionais de Beleza Altamente Eficazes”.