Como Encantar o Cliente

Olá meninas e meninos que possuem ou trabalham em salão de beleza, lojas ou outros estabelecimentos onde tratam diariamente com clientes. Nesta seção daremos dicas de como fidelizar e atrair cada vez mais clientes ao seu negócio.

Neste primeiro post vamos falar sobre o significado e importância do termo “Encantar o Cliente”, que está tão em evidência no momento.

O que significa Encantar o Cliente?

Para “Encantar o cliente” é preciso, antes de mais nada, superar as suas expectativas. Isso, na prática, envolve não somente fornecer ao cliente tudo aquilo que lhe foi prometido (produto e serviço) com qualidade. Também é preciso dar-lhe um “plus”, um “algo a mais”, que possa ser percebido por ele como um benefício adicional às suas necessidades. Eu, por exemplo, “adoro” surpresas – e a maioria de nós também, né ? (rrssss)

A importância de um atendimento de qualidade

A obrigação de fornecer produtos de qualidade é óbvia e fundamental. Mas outro item “importantíiiissimooo” para encantar o cliente (que infelizmente nem todos praticam) é um atendimento de qualidade. Segue 4 bons motivos para um atendimento de qualidade:

– Aumenta (e muito!) a fidelidade do cliente;

– Reduzir custos de marketing;

– Fazer com que o cliente compre mais e com mais frequência,

– Transformá-lo em um grande aliado na “propaganda boca a boca” do seu negócio …

4 motivos para um atendimento de qualidade

4 motivos para um atendimento de qualidade

Gente, propaganda boca a boca é tuuudooo, mas pode uma “faca de dois gumes” (pode ser boa ou ruim) – fiquem atentos!!!

Ou seja, se você quer “realmente” encantar o cliente, é importante prestar um atendimento de qualidade. Isso vale para todos os tipos de clientes, incluindo os potenciais, os novos e os já existentes (também).

O atendimento deve ser proativo

Um atendimento de qualidade deve ser, antes de mais nada, proativo. E para isso, não se deve ficar parado, esperando que o cliente diga tudo o que quer. Deve-se tentar antecipar às suas necessidades, bem como “surpreender” o cliente com um excelente tratamento, para aumentar o seu nível de satisfação.

Isso pode ter resultados extraordinários quando o cliente percebe um diferencial; isto é, algo que seja do seu agrado e que nem sempre lhe é oferecido em outros locais onde frequenta.

ima de clientes

Quer um exemplo de como oferecer “um diferencial”?

Quando o cliente vai ao salão, tem vezes que não sabe exatamente o que quer, ou então que deseja algo que não é o mais indicado para o momento. Por exemplo, nos casos em que ele quer um corte de cabelo que não combina com o formato do seu rosto, ou então deseja uma maquiagem que não é a mais adequada para o tipo de evento que ele vai.

E aí …. essa é a OPORTUNIDADE para encantar o cliente !!!

É “nesse momento” que entra a habilidade do prestador de serviço (que  estiver atendendo ao cliente) para “captar” as demandas e sugerir os serviços mais convenientes (e, porque não, serviços adicionais – que sejam realmente relevantes) às reais necessidades do cliente.

Isso é importante porque o profissional moderno não deve ser apenas um “atendente”; ele deve ser principalmente um “consultor” na sua especialidade. Esse é um “plus”, e faz toda a diferença. Desta forma, além de encantar o cliente, o prestador de serviço será também um agregador de valor ao negócio e fará “boas vendas”. É isso por hoje, espero que tenham gostado. Bjs!

Leia outros artigos:

Josiett Santos

About Josiett Santos

Consultora de Beleza, Maquiadora Profissional e Promotora de Eventos. Instrutora de cursos na área de Maquiagem e Beleza em geral. Autora do livro: “Os sete hábitos dos Profissionais de Beleza Altamente Eficazes”.