Benefícios do sorriso para Beleza

Olá meninas e meninos!

 

Hoje vamos falar de um “remédio” natural gratuito e altamente eficiente, mas que infelizmente poucas pessoas se dão conta da sua importância. E, devido a isso, o usam muito pouco: o SORRISO!

 

51925524

 

Muitos benefícios

Há inúmeras pesquisas realizadas por renomadas instituições científicas que comprovam a importância e os benefícios do sorriso, tais como:

Diminuição do colesterol e diabetes, aumento da oxigenação pulmonar, combate à insônia, redução da pressão arterial, redução do estresse, estímulo à digestão, fortalecimento do sistema imunológico, aumento da circulação sanguínea …. Ufa!!

 

3  black-girl-smiling-writing panel1

 

Existem ainda benefícios sociais e mentais, tais como: melhora os relacionamentos, facilita a formação de novas amizades, aumenta a autoestima, facilita negociações, deixa as pessoas mais simpáticas, melhora a criatividade e até ajuda na paquera!

 

couple-cafe-laugh-date-flirting-smile-love-happiness-joy-happy1

happy-friends-24

married

 

E além de tudo isso …

E, como se não bastassem, os benefícios do sorriso ainda envolvem o combate a doenças como as cardiovasculares, AVC e, em determinados casos, até o Câncer … !!!

Justamente por isso, há inúmeros profissionais e instituições em todo o mundo que adotam a Terapia do Riso (ou Risoterapia) como forma de tratamento para o bem-estar físico e emocional dos seus pacientes.

 

_patch-adams

Doctor entertaining girl in hospital bed

Doctor entertaining girl in hospital bed

 

 

Porque paramos de sorrir?

Estudos mostram que as crianças, em geral, dão cerca de 200 sorrisos por dia. Por outro lado, os adultos – principalmente aqueles participantes ativos do atual mundo “globalizado” – costumam esboçar somente cerca de 4 sorrisos por dia.

 

kids-smiling

 

Mas porque paramos de sorrir? Meus caros, confesso que esta é uma pergunta cuja resposta vale “milhões”. Contudo, o mais importante disso tudo é nos darmos conta dos benefícios do sorriso e sua importância em nossa vida. E, a partir desta constatação, passarmos a sorrir com mais frequência, até que isso se torne um hábito cotidiano.

 

Benefícios para a Beleza

Isso mesmo! Em meio a tanta coisa boa, sorrir também faz bem para a beleza! Portanto vamos falar de alguns benefícios do sorriso que, além da saúde, podem deixar você ainda mais bela.

Estes podem ser mais ou menos acentuados, dependendo das características genéticas de cada pessoa.

 

GuestBlog22

 

Melhora a elasticidade da pele

Conforme falamos no artigo sobre peles maduras, com o tempo a pele começa a perder elasticidade, pois o organismo reduz a produção de colágeno e elastina, responsáveis, respectivamente, pela firmeza e elasticidade da pele.

Ao sorrir movimentamos cerca de doze músculos faciais. Esse número pode aumentar muito, dependendo da intensidade do sorriso (ou seja, a popular “gargalhada”).

A contração muscular facial estimula os músculos do rosto, deixando-os mais firmes, e ainda promove a produção de substâncias que dão mais sustento à pele, além de outros neurotransmissores importantes para a saúde.

 

shutterstock_137419334

 

Reduz a Flacidez e Combate Rugas

Vejam só que beleza!!! O fortalecimento dos músculos do rosto promove a liberação de serotonina e endorfina, que diminuem a flacidez da pele e ajudam a reduzir ou combater o aparecimento de rugas e marcas de expressão.

Vale lembrar que não estamos falando em uma “eliminação” eterna, mas sim de uma “redução”, pois rugas e marcas inevitavelmente vão aparecer com o tempo. Porém, os benefícios do sorriso podem retardar o seu aparecimento.

 

OldCoupleLaughing

 

Melhora a circulação do sangue

O movimento da musculatura facial devido ao sorriso também ajuda na ativação da circulação sanguínea. E como o sangue é um condutor que transporta nutrientes para os tecidos do corpo, há também uma melhoria no aspecto da cútis do rosto (pele que o reveste), deixando-a mais lisa.

Ou seja, no bom e popular “português”, o hábito de sorrir pode ajudar a deixar a cútis mais “aveludada” e com aquela famosa “aparência de pêssego”.

 

como-cuidar-da-pele-madura-e-amenizar-os-sinais-da-idade-1368219301997_615x300

 

Ajuda a hidratar a pele

A falta de hidratação é um dos problemas mais prejudiciais à pele. Dependendo da sua constância e intensidade pode provocar inúmeros “estragos”, incluindo o “tão temido” envelhecimento precoce.

Obviamente, cuidados como o uso de cremes faciais, beber água, alimentação saudável, evitar exposição exagerada ao sol, etc. são indispensáveis para a hidratação da pele.

A combinação da contração muscular e do aumento da circulação sanguínea provocados pelo sorriso podem também contribuir para uma maior irrigação e oxigenação dos tecidos faciais. Isso facilita na condução de nutrientes em níveis mais profundos da pele, contribuindo para evitar o seu ressecamento e deixando-a mais hidratada e bonita.

 

gr

 

Combate ao Estresse

Um dos benefícios do sorriso mais importantes é a redução do estresse, considerado um dos maiores “vilões” à saúde na era moderna.

O estresse prejudica todo o nosso corpo, inclusive a pele. Ele altera o ritmo de funcionamento do organismo, o que provoca menor oferta de nutrientes e oxigênio para a pele. Com isso, a pele reduz sua capacidade de renovação celular e de produção de colágeno, e o rosto sofre alterações de textura e fica com aparência envelhecida.

Outra consequência do estresse é o aumento da liberação de corticoide endógeno e adrenalina. Isso pode deixar a pele mais oleosa e acneica (propensa a espinhas). O estresse também diminui as defesas do corpo, deixando a pele mais propensa a doenças e infecções.

 

bannerimg

 

O maior dos benefícios

Além de tudo o que foi falado acima, o sorriso também ajuda a deixar as pessoas mais FELIZES!

Isso é cientificamente explicado porque quando sorrimos, o cérebro libera endorfina e serotonina — substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade.

E, certamente, esse é o maior de todos os benefícios do sorriso: A FELICIDADE.

 

Vamos todos sorrir

No mundo atual o que não nos faltam são recursos que podem nos ajudar a sorrir mais: vídeos de comédias, textos com piadas, figuras engraçadas, histórias de humor, etc.

Então, galera, vamos usar a nossa imaginação e adquirir hábitos que nos façam sorrir com mais frequência e intensidade no nosso dia a dia. Vamos sorrir juntos, sorrir separados  em dupla ,sozinhos, com muitos ,com poucos.

Mãos à obra!

Bjos!

 

Obs: comentários sobre esse post podem ser enviados para

josiettsantos@bol.com.br

Leia outros artigos:

Josiett Santos

About Josiett Santos

Consultora de Beleza, Maquiadora Profissional e Promotora de Eventos. Instrutora de cursos na área de Maquiagem e Beleza em geral. Autora do livro: “Os sete hábitos dos Profissionais de Beleza Altamente Eficazes”.