A Evolução da Camisa

Olá, meninos e meninas!

Hoje vamos começar falando um pouco sobre a camisa e sua evolução. E depois entraremos no assunto principal desse post.

História da Camisa

A história da camisa é longa. A primeira aparição datada se deu no Egito, por volta do ano 3500 AC.

Contudo, a versão atual evoluiu de uma versão da camisa do século 17, que fazia parte dos trajes masculinos europeus.

 

 

Embora desde a idade média estivesse associada ao homem nobre, a camisa foi projetada, no início, como uma espécie de roupa íntima. Com abertura até a altura do tórax e sem botões, sendo vestida por cima da cabeça.

 

 

camisa medieval tinha o propósito de proteger coletes e casacos do suor. No entanto, foi no século 18 que ganhou status de vestimenta. Foi também nesse momento em que a camisa passou a ostentar botões e colarinhos enormes, decorados com bordados e rendas.

 

 

Em geral eram considerados trajes típicos cavaleiros. E apenas quem tinha meios de comprar, trocar e lavar constantemente é que usavam as usavam..

Isto permaneceu até meados do século 19, quando surgiram técnicas aprimoradas de lavanderia. Além disso, nesse período os punhos e colarinhos das camisas passaram a ser removíveis, o que permitia lavá-los separadamente.

A revolução industrial, por sua vez, trouxe muitas facilidades e ajudaram a simplificar a camisa. Por exemplo, no final da 1 ª Guerra Mundial em 1918, a camisa passou por uma grande transformação, e ganhou botões ao longo da frente.

Em 1920 já era considerada um item popular no guarda-roupa, e marca o começo da moda masculina como a conhecemos hoje. Em associação com ternos, calças e gravatas as camisas sociais se consolidam como um traje clássico e formal.

 

A camisa no look feminino

Bom meninas e meninos, tínhamos que passar por essa história para chegar aqui!

Como eu amo a evolução da moda e suas mudanças, e seus resgates. E quem me conhece sabe que eu amo camisaria. Acho sim que dá um charme super especial ao look.

 

 

Desconstrução

A maioria desses looks é conhecido ou até faz parte do  estilo de muitas pessoas.

Mas hoje, eu vim falar da desconstrução da camisa. Isso mesmo, a proposta aqui é tirar totalmente aquele ar certinho que na maioria das vezes parece já está engessado a peça.

 

 

O mais legal da desconstrução da camisa é que você pode experimentar  e criar  com a mesma peça varias amarrações diferentes.

Pode inverter a frente da peça, abotoar de uma forma não convencional, mostrar partes do corpo que valorizam a peça e a silhueta… Aproveite também a tendência dos ombros à mostra, e divirta-se criando sua forma de usar.

 

E para completar …

Para completar o look, escolha as peças que fazem parte do seu estilo

Assim você se sente ainda mais confiante na hora de ousar. E nos pés, conforto sempre, aliado ao seu bom gosto, criatividade  e bom senso. Afinal, a camisa é um item democrático, e fica perfeita com salto, tênis, sapatilha…

Espero que gostem desse poste.

Gostaria que vocês me marcassem em suas composições @josiettsantosmm.

Beijos,

Josiett Santos

 

<<< Voltar para o início