Olá, Meninas e Meninos!
No post passado falamos sobre o visagismo, um conjunto de técnicas – muitas das quais “maravilhosas” – onde é possível explorar e harmonizar características peculiares nas pessoas, para a produção de um “look” diferenciado e de qualidade.
Recentemente algumas pessoas me pediram exemplos de técnicas do visagismo na maquiagem. Vamos lá!
Efeitos de iluminação facial
As técnicas do visagismo na maquiagem levam em conta a aplicação de efeitos derivados do uso do jogo de luz, sombras e cores, de acordo com cada tipo e cor de pele, com vistas a deixar o rosto mais harmonioso, garantindo a proporcionalidade, escondendo imperfeições e realçando os traços mais atraentes.
A figura abaixo mostra um exemplo de uso de iluminador para afinar o rosto e destaca o olhar
Dentre os recursos relacionados à produção de luz e sombra encontram-se, por exemplo, os corretivos e as bases. Devem ser usados cada um pelo menos em dois tons diferentes: um claro e outro escuro.
Isso possibilita criar efeitos de maior ou menor luminosidade (luz e sombra). Outros recursos como lápis, batom, pó bronzeador, etc. também podem ser usados para correção ou realce.
A seguir mostramos alguns casos práticos de técnicas de visagismo na maquiagem:
Para afinamento do nariz
Deve-se aplicar um corretivo ou base mais escuros nas laterais do nariz e outro mais claro ou até mesmo um iluminador na parte de cima, indo do meio das sobrancelhas até a ponta.
O uso da sombra deve produzir um degradê bem balanceado, pois do contrário o efeito poderá ser “desastroso”! A foto a seguir mostra um caso bem sucedido de afinamento de nariz.
Na correção de olhos
Para amenizar os efeitos de pele flácida abaixo da sobrancelha, decorrentes da idade, faz-se um degradê de sombras que ultrapassa a área da pálpebra, preenchendo até um pouco acima do côncavo. Para aumentar ou realçar os olhos, utilizam-se cores mais claras no canto interno e no meio do olho e uma cor mais escura só no canto externo.
Dependendo do caso, o realce dos olhos pode demandar uma combinação de técnicas complementares, tais como cílios postiços, correções na sobrancelha, etc. A foto a seguir mostra um caso bem sucedido de técnicas do visagismo na maquiagem para realce dos olhos.
Em correções de nariz torto
Deve-se iluminar a base do nariz. Se o nariz for mais virado para a direita, iluminar a ponta e a lateral esquerda e esfumar em linha reta, seguindo o osso do nariz com pó bronzeador. Fazer o inverso, se o nariz for virado para a esquerda.
Para aumentar a boca
Deve-se desenhar o contorno da boca com lápis labial e depois passar batom (sempre com cores claras para dar a ilusão de ser maior).
Em seguida deve-se aplicar gloss transparente só no centro da boca, para criar um “bico”, que dará a impressão de aumentar ainda mais a boca.
Conclusão
Gente, conforme falamos no início do post, esses são apenas alguns exemplos rápidos (não é um passo a passo).
Cada vez mais surgem métodos e técnicas do visagismo na maquiagem, muitas dos quais demandam a aplicação de profissionais experientes no assunto para um resultado de qualidade.
Aprendendo a “andar” antes de “correr”
Nunca é demais lembrar que antes de se aventurar em técnicas mais requintadas de visagismo, é preciso aprender (muito bem aprendido) o básico da maquiagem.
Se você estiver interessada em cursos mais básicos, porém “muito bons”, recomendamos visitar este link. São indicados tanto para iniciantes como para quem já tem alguma prática e quer fazer uma reciclagem.
Convém lembrar também que o sucesso do profissional da beleza requer também técnicas complementares relacionadas ao atendimento dos clientes e sobre vendas. Para mais detalhes recomendamos visitar este link.
Bjs!